segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Base Nacional Comum Curricular (Linguagens)

Na Base Nacional Comum Curricular (BNC), a área de Linguagens reúne quatro componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física. Esses componentes articulam-se na medida em que envolvem experiências de criação, de produção e de fruição de linguagens. Ler e produzir uma crônica, assistir a um filme ou a uma apresentação de dança, jogar capoeira, fazer uma escultura ou visitar uma exposição de arte são experiências de linguagem. 
OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS
A área de Linguagens visa a assegurar uma formação que possibilite ao/à estudante:

  • Interagir com práticas de linguagem em diferentes modalidades, na perspectiva de sua recepção e produção, de modo a ampliar, gradativamente, o repertório de gêneros e de recursos comunicativos e expressivos;
  • Reconhecer as condições de produção das práticas de linguagens (quem, o quê, por quem, para quê, para quem, em que suporte, modo de circulação), materializadas na oralidade, na escrita, nas linguagens artísticas e na cultura corporal do movimento;
  • Refletir sobre os usos das linguagens e os efeitos de sentido de diferentes recursos expressivos, levando em conta as condições de recepção e produção;
  • Compreender a diversidade de manifestações linguísticas, artísticas e de práticas corporais como construções sociais e culturais, relacionando-as com ideologias e relações de poder;
  • Interagir com o outro, usando expedientes comunicativos e expressivos nas diversas práti­cas sociais de modo crítico, autoral e criativo;
  • Reconhecer a dimensão poética e estética como constitutiva das linguagens, apreciando a cultura, a arte e a língua como patrimônios.
Qual a opinião de vocês em relação ao agrupamento desses quatro componentes curriculares citados acima? Os objetivos gerais da área de linguagens estão claros? O que vocês acham que está faltando nesses objetivos?

13 comentários:

  1. Construir uma base nacional curricular em um país onde a diversidade é muito real requer cuidado e sensibilidade para que todas as culturas e manifestações destas culturas sejam privilegiadas em todas as suas formas, o Brasil é um país multiculturalíssimo, onde estas culturas precisam coexistir pacíficamente com o direito de se manifestarem sem preconceito ou discriminação.No objetivo:¨Compreender a diversidade....relações de poder¨, este objetivo pra mim não está muito claro, é preciso uma discussão aprofundada sobre ideologia(pra quem e pra quê), as relações sociais e o poder.Acredito que os profissionais da área de linguagem estão mais aptos para falarem sobre os objetivos que estão faltando ou que precisam ser modificados.

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  2. É inerente ao ser humano a busca por respostas e verdades a cerca de tudo aquilo que nos intriga, nos faz refletir e analisar sobre as diversidades das linguagens empregadas no âmbito educacional. De fato, os quatro componentes curriculares explicitados acima estão claramente direcionados a uma inserção do aluno no meio cultural, a qual visa a formação de um indivíduo consciente do que há ao seu redor, possibilitando-o a viver com maior entrosamento na sociedade, além da construção intelectual.

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  3. Prezados colegas,

    a forma como se deve abordar a Língua Portuguesa mudou. Sendo assim, compreender o significado dessa mudança é partilhar a cultura que envolve as outras áreas de conhecimento e reconhecer que há um conjunto de conceitos, posturas, condutas, valores, enfoques, estilos de trabalho e modos de agir que caracterizam o processo de formação do indivíduo.

    A aprendizagem é o centro da atividade escolar e o professor caracteriza-se como um profissional da aprendizagem, organizando situações e promovendo conhecimentos que possam ser mobilizados em competências e habilidades. Deste modo, a conjugação das disciplinas instrumentaliza os alunos a enfrentarem os problemas do mundo.

    Com relação aos objetivos, acrescentaria entre as habilidades e competências dos alunos a tecnologia: “dominar os princípios tecnológicos”.

    Grande abraço,

    Silvia

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  4. Fica um pouco difícil falar dos objetivos acima de maneira tão clara quanto um dos profissionais de cada área. Acredito que os objetivos estejam bem distribuídos e relacionando os quatro componentes como formas integradas de comunicação. As "relações de poder" também não ficaram claras para mim.
    Sobre Educação Física, pouco fala-se a respeito. A única atribuição que vejo nos objetivos, é como uma forma de linguagem corporal, que também pode ser considerada como arte.
    Todos os objetivos de todos os componentes curriculares, inclusive os que entrarão em debate nas próximas postagens, deveriam ser de fácil compreensão para qualquer profissional de cada área. Isso seria interessante de revisar na hora da elaboração dos mesmos.

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  5. A mensagem é, no sentido geral, o objeto da comunicação. Dependendo do contexto, o termo pode se aplicar tanto ao conteúdo da informação quanto à sua forma de apresentação. Na teoria da comunicação, uma mensagem é enviada de um emissor para um receptor.
    Existem diversas formas de um emissor transmitir uma mensagem para o receptor. Porém, para que a transmissão dessa mensagem tenha sucesso, alguns cuidados devem ser adotados. É primordial que o emissor conheça a "bagagem" cultural, ou mesmo a vivência, do seu receptor para que ele possa estudar a linguagem que será utilizada para passar a mensagem. Feito isso, a linguagem do emissor deve ter proximidade com a linguagem do receptor.

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  6. Acho que os objetivos estão claros e as áreas agrupadas estão beneficamente conjugadas. A norma culta padrão prevê a escrita correta e não aceita desvios. Mas na atual situação em que nos encontramos, não podemos privilegiar somente o que está nos livros, de forma estática. A linguagem circula sob várias formas. Proporcionar isso ao aluno é muito enriquecedor culturalmente. É preciso reconhecer que muitos só possuem experiências como estas na escola, como por exemplo ir ao museu, à feira literária, espetáculos de teatro, dança, música, exposições, etc.
    Mas do que escrever corretamente, o importante é saber se comunicar. Quero ressaltar aos colegas que não estou aqui, de forma alguma, abolindo as construções formais da língua. Mas não podemos ignorar o que está ao nosso redor. Senti falta de algum objetivo que relacionasse estas áreas mais diretamente à era tecnológica pela qual nossos adolescentes estão passando. A internet está aí com toda força... Sei que vários colegas fazem uso desse recurso para enriquecer as aulas, mas isso poderia constar de alguma forma nos objetivos propostos acima.

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  7. No meu ponto de vista os objetivos estão bem claros e bem estruturados. incluiria apenas o uso das tecnologias, como a internet, nos objetivos propostos.

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    1. Eu concordo com você Diana, mas o grande desafio seria utilizar estes recursos na sala de aula sem esbarrar com as distrações trazidas por essas tecnologias.
      Abs, Alexandre Alves

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  8. Os nossos alunos devem ainda adquirir os aprendizados de que necessitam para uma vida plena, o que inclui seu desenvolvimento socioemocional e a efetiva inserção na sociedade do conhecimento.
    Uma escola deve ter condições para que possa desempenhar seu papel na garantia do direito à educação de seus estudantes.
    O sistema de ensino básico brasileiro tem grandes dificuldades nessas dimensões
    e, portanto, a solução dos graves problemas educacionais nacionais exige ações
    concomitantes, ainda que com ritmos e ênfases apropriados à história e especificidade de cada sistema de ensino.
    São bastante conhecidas as dificuldades relativas aos professores, seja pela sua falta, pela insatisfação gerada pelos salários e desprestígio da carreira, ou por sua formação inadequada. Por outro lado, estudos recentes mostraram que há limitações significativas na infraestrutura das escolas em muitos lugares do Brasil.
    A Base Nacional Comum precisa considerar as muitas habilidades não cognitivas que já se demonstraram também importantes para a vida. Habilidades como
    responsabilidade, disciplina, abertura a novas experiências, capacidade de trabalhar em grupos, respeito às diferenças, capacidade de enfrentar e resolver problemas podem ser adquiridas na escola e, portanto, fazer parte do currículo e da Base Nacional Comum .

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  9. Agrupar Lingua Portuguesa, Estrangeira, Arte e Educação Física sem dúvida possibilitaria ao aluno uma interação maior no meio cultural porque seria um estímulo a mais no processo de aprendizagem utilizar intencionalmente um conjunto de saberes e ações, Os objetivos desta área estão claros e acredito
    que não falta nada.

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  10. Acredito que a articulação entre os quatro componentes curriculares, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física é bem pertinente, uma vez que todas eles contemplam formas de comunicação e de manifestação da linguagem. É de suma importância que a escola permita que o aluno desenvolva todas as suas potencialidades e que possibilite a formação de uma base cultural, artística e social contextualizada a sua realidade. Além disso, é tarefa da escola apresentar ao aluno à norma culta padrão, a fim de que possa ter domínio da linguagem exigida para aprovação no Enem, em concursos e também para inserção no mercado de trabalho, sem deixar de lado o ensino de outras formas de linguagem. Um ponto forte apresentado na Base Comum é a reflexão sobre os usos da linguagem, o que levará o aluno à raciocinar sobre qual tipo de linguagem é adequado à situação comunicativa. Eu só acrescentaria o conteúdo de gêneros digitais a esses componentes, em virtude da existência de uma demanda social e de marcado que exige o conhecimento e domínio dos mesmos.

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  11. Construir uma base curricular comum pode parecer interessante em diversos pontos, a exemplo da então possibilidade uma estrutura comum a todas as regiões do Brasil, mas ainda defendo que os regionalismos e as particularidades de cada região, que trazem consigo uma bagagem cultural riquíssima, onde o professor deverá inserir em suas aulas, já que esse não é o foco principal do projeto.

    Quanto aos componentes, acredito que a educação física enquanto sub-área deveria ser revista, já que ela é ampla, e contempla não apenas manifestações culturais, mas também um enfoque voltado para a prática esportiva no sentido mais comum da palavra, bem como no cotidiano dos alunos.

    Por fim, eu acredito que deveriam inserir nos objetivos a linguagem tecnológica e digital, visto que o alunado se depara constantemente com o uso dessa tecnologia e a mesma se encontra presente em todos os momentos do seu cotidiano, até mesmo (eu diria até principalmente) na escola.

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  12. O agrupamento desses quatro componentes curriculares é válido se concebermos que a linguagem é uma operação na qual os homens se comunicam. E essa comunicação não é apenas linguística, mas também corporal e artística. Por isso se difunde cada vez mais a concepção de organização curricular integrada. Os saberes humanos não são distribuídos de uma maneira fixa, mas integrada e dinâmica. Ratifico o que alguns colegas disseram quando a Base Nacional Comum deixa de contemplar uma área de fundamental importância: a tecnologia. A internet e as mudanças tecnológicas estão no cotidiano dos alunos, permitindo-lhes um acesso amplo e aberto à informação e ao conhecimento. É o que falta aos objetivos desse currículo.

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